Edit

Serviços

Nossos serviços

Soluções sob demanda para sua empresa

Melhoria de Performance na Manufatura com Inteligência Artificial

A racionalização dos recursos em uma atividade de manufatura ainda é um desafio para muitas empresas e ainda existe muito trabalho a se fazer antes da digitalização completa de suas operações. Os projetos de melhoria de performance na manufatura desenvolvidos com diversos clientes a partir da aplicação de tecnologia própria de inteligência artificial permite a criação de melhorias consistentes e insights inovadores a partir de modelos de predição e aprendizagem de máquina de modo que nenhum sistema M.E.S. disponível comercialmente possa entregar com eficiência e custo competitivo.

A tecnologia está estruturada em uma plataforma agnóstica com processamento em nuvem ou servidor local que constrói informação a partir da coleta de dados de produção em qualquer linha de produção ou máquina que tenha disponível um PLC, PAC ou Sensores que forneçam dados, e permite uma conexão direta com ERPs diversos substituindo os sistemas MES tradicionais por um sistema completo e consolidado de inteligência operacional, alimentando ferramentas de proatividade e relatórios totalmente customizáveis com informação densa e robusta para planos de ação de melhoria operacional de alto impacto e retorno.

Sales and Operations Planning – S&OP

O S&OP é um processo colaborativo de alinhamento entre departamentos em que se busca o consenso nas decisões sobre a execução do plano de negócios, métricas e metas, trazendo diversos benefícios para as organizações e profissionais que se utilizam dessa ferramenta.

Os projetos de S&OP são estruturados de maneira a garantir o engajamento total das equipes envolvidas, iniciando no alinhamento das necessidades, desenho dos processos e ferramentas, montagem de um ciclo piloto para aprendizado, desenvolvimento dos ciclos regulares de modo a criar uma transição suave das atividades entre a equipe de consultoria e a equipe do cliente após o período de estabilização do processo.

A proposta de implementação de S&OP traz uma metodologia completa para desenvolvimento e melhoria contínua do processo com rotinas de trabalho bem definidas, feedbacks estruturados e treinamentos quando necessário.

Design de Operações Logísticas

Projetos de design de operações logísticas buscam criar o melhor cenário possível em termos de performance e resultados para atender uma necessidade de atendimento de mercado. O trabalho é focado no desenho de estruturas logísticas como armazéns e operações considerando o fluxo de produtos em uma ótica Lean, buscando máxima velocidade e flexibilidade em função de cada uma das necessidades da cadeia de suprimentos.

A estruturação do projeto inicia-se com a seleção do local, modo de operação, criação da operação conceitual, dimensionamento das operações, dimensionamento técnico e desenhos das soluções, projetos de construção, implantação, instalações, contratação de prestadores de serviço e parceiros, abastecimento, go-live, acompanhamento e estabilização.

Projetos de Malha Logística

Os projetos de malha logística geralmente buscam atender as necessidades de aumento de eficiência operacional, melhoria dos tempos de atendimento, reduções de custo, otimização dos aspectos fiscais e tributários, e melhor aproveitamento da rede. Os projetos podem incluir terceirizações e contratações de prestadores de serviços logísticos diversos.

O trabalho é estruturado de maneira a garantir a avaliação do perfil de distribuição e negócios, volumes de vendas, análise técnica tributária, volumes de distribuição, definição e escolha de estratégias e dimensionamento dos modelos e rotas de distribuição de maneira otimizada trazendo o melhor resultado possível com a combinação de custos logísticos e impostos.

Os projetos de malha logística podem incluir simulações, decisões sobre abertura e fechamento de centros de distribuição, implementação de tecnologia e sistemas integrados de gerenciamento, organização de BIDs para terceirização ou contratação de prestadores de serviços logísticos diversos.

Projetos de Otimização Fiscal e Tributária de Malhas Logísticas

Diversos desafios tributários e fiscais surgem quando as empresas aumentam o volume da operação e do faturamento incorrendo em novas necessidades de gerenciamento de recursos e até mudanças de estrutura operacional para viabilização dos resultados do negócio.

Os projetos de otimização fiscal e tributária de malhas logísticas leva em consideração todos os fatores necessários para reduzir ao máximo a carga tributária da operação dentro dos limites legais considerando a adoção de regimes especiais, migração de sistemas de tributação, incentivos fiscais e lacunas possíveis dentro da legislação.

A partir da construção de cenários completos comparativos e recomendações, é possível garantir operações lucrativas e competitivas no mercado a partir da escolha do modelo ideal para a situação de cada negócio respeitando o perfil e porte da sua operação.

Redução e Otimização de Estoques

Os projetos de redução e otimização de estoques são indicados em diversas situações, desde a simples necessidade de melhoria de resultado operacional a partir da redução dos estoques, melhoria de disponibilidade de produtos ao mercado consumidor, gerenciamento de restrições de abastecimento e distribuição, preparações para mudanças de instalações, armazéns e fábricas até gerenciamento de portifólios e preparação para implementação de tecnologia e inteligência de planejamento.

A metodologia utilizada é composta das fases de diagnóstico situacional, identificação dos potenciais de ajuste incluindo aumentos e reduções para balanceamento de mix de estoque, redefinição de políticas, mapeamento de tempos de ressuprimento (Lead Times) definição das equipes de trabalho e estratégias de execução do projeto que podem envolver diferentes modelos de abordagem, criação dos canais internos de comunicação e apresentações executivas de resultado.

Desenvolvimento de Fluxo de Processos – SOTC – Sales Order to Cash

Os projetos de mapeamento do ciclo de pedido garantem um diagnóstico completo e eficiente para harmonização dos fluxos de atendimento de cliente e aumento dos níveis de serviço de maneira estruturada compondo o início da otimização das operações e alinhamento das estratégias operacionais às estratégias empresariais da empresa.

O resultado de um mapeamento SOTC é um conjunto de informações organizadas e claras que sustentarão os pilares necessários para confecção de novos modelos de negócio, considerando fatores de logística física, abastecimento, distribuição, incluindo ajuste e harmonização dos processos que conflitam com os valores e necessidades de atendimento do ciclo de pedido de maneira contínua a curto e longo prazo.

Necessidades de treinamento de colaboradores e redimensionamento de processos e procedimentos complementares à operação de order fulfillment podem ser rapidamente identificadas, ações preparadas e executadas a partir dessas informações facilitando à aderência aos processos desenhados e assegurando uma transição operacional controlada e de alto impacto nos resultados da organização.

Quero uma análise

Conheça a TCT, consultoria focada em projetos de otimização e melhoria de operações.

Formulário de atendimento

Para criarmos um atendimento personalizado para a sua empresa, precisamos de alguns detalhes. Por favor preencha com o máximo de informações.